Author picture

Fique Atento! Violação de dados será cada vez mais frequente

No último dia 19, presenciamos um grande ataque de dados das lojas Renner, mais conhecido como ransomware. Além dos dados das lojas, o e-commerce e seus dados foram atacados também.
O Ransomware em questão pediu um valor de 1 bilhão de dólares para liberação dos arquivos da empresa.

O que é uma ciberameaça?

Antes de mais nada, é necessário entender o que de fato é uma ciberameaça: é o ato de cometer algum crime, no meio digital. Isto é, ciberameaça, acontece somente na internet, com o objetivo de obter algo ilegalmente, roubar dados, e até mesmo pedir valor dinheiro em troca da informação roubada.

Crimes Digitais irão aumentar 80% em 2022

Segundo a pesquisa realizada pela Trend Micro Brasil, 80% das empresas no Mundo, poderão ser vítimas de violação digital, como o que aconteceu com Renner.

Através disso, informações de terceiros, ou seja, clientes, podem ser afetadas, se roubadas através dessas ameaças digitais.

Descubra 5 ciberameaças

O Phishing

Um dos crimes mais comuns da atualidade, é um meio de engenharia social onde criminosos criam um disfarce de entidade confiável muito semelhantes as verdadeiras, com a simples intenção de confundir usuários. 

E assim, fazendo com que realizem transações, roubando as informações pessoais de usuários, como número de cartão de crédito, senhas, CPF e afins.

Dessa forma, muitas vezes, eles aparecem nas caixas de e-mails ou SMS com um link, onde normalmente o usuário clica e é levado diretamente para o local do crime.”

O Rootkit

Considerado um software malicioso, desenvolvido para ocultar a excecução de processos ilegais no dispositivo da vítima. Ou seja, o objetivo do rootkit, é fraudar o acesso do usuário, permitindo que o criminoso faça qualquer coisa na máquina infectada.

Um rootkit é um pacote de software criado para permanecer oculto no seu computador enquanto fornece controle e acesso remoto a cibercriminosos permitindo que acessem e controlem seu computador sem o seu conhecimento.

Engenharia Social

Ainda que, a intenção de proteger os dados seja grande, mais uma forma foi criada para roubar informações. A Engenharia Social, é a que tem por objetivo, a interação humana para induzir os usuários a violarem os procedimentos de segurança, sem a necessidade do uso de softwares ou códigos maliciosos por parte do atacante. 

Entretanto, desempenha um papel  fundamental em um grande número de ataques cibernéticos. Uma ligação telefônica, um pendrive, ou mesmo um sujeito “amigável”, podem ser a porta de entrada para um golpe de engenharia social, roubando informações sigilosas de sua empresa em poucos minutos.”

Ciberespionagem

Ainda assim, a ciberespionagem consiste na apropriação ilícita de informação sensível e secreta por meio digital.

Mesmo as empresas mais pequenas podem ser atacadas diretamente devido à informação confidencial e valiosa que detêm, desde os detalhes bancários dos clientes, à informação dos fornecedores.

Ou até mesmo dados que podem ser utilizados para ajudar a lançar um produto ou captar novos clientes à frente de seus concorrentes.”

DDoS

O DDoS (Distributed Denial of Service), nada mais é que é um ataque geralmente utilizado para prejudicar e-commerces e outros sites tornando estes serviços indisponíveis para clientes e colaboradores, fazendo com que a empresa perca receita. 

Portanto, é fundamental que as empresas identifiquem quais são os principais riscos à sua infraestrutura digital para serem capazes de utilizar as medidas de segurança corretas em cada organização.”

A GTEK e sua segurança

Através de uma equipe multidisciplinar, possuímos o know-how para um atendimento ágil e de qualidade. Queremos junto com você, aumentar a produtividade do seu negócio através das nossas soluções.

Proteja as informações do seu negócio contra ataques e previna a perda de dados e FireWall, filtrando conteúdos na sua rede.

Conte com a GTEK para crescer com tecnologia!

ciberameaça

Compartilhe este post

Posts relacionados