suporte-de-ti

Descubra o mito do estabilizador

Antes de mais nada, pare o que você está fazendo neste momento e observe o seu computador, e onde ele está conectado. Surpreendentemente, a resposta pode ser que o computador está ligado ao estabilizador. Ele é responsável, pela conexão de aparelhos eletrônicos e tomadas na casa de todo mundo.

Entretanto, nos anos 40, o Brasil sofreu uma instabilidade na tensão de redes elétricas, que causou danos sérios aparelhos eletrônicos. E desde então o uso do estabilizador é uma prática de usuários de desktops.

Afinal, será que realmente o estabilizador ainda é necessário para estabilizar as correntes elétricas entre os dispositivos? Descubra neste artigo a funcionalidade do estabilizador.

A promessa do estabilizador

A princípio, o real objetivo de comprar o estabilizador é o nivelamento da tensão elétrica, afim de evitar picos de energia diretamente ao aparelho ligado.

Na verdade o estabilizador foi criado originalmente para evitar que quedas de tensão queimem motores elétricos, um motor de geladeria, por exemplo, queima caso a tensão de entrada seja muito baixa a ponto dele não conseguir vencer a inércia.

Em equipamentos eletrônicos, é utilizado fontes chaveadas, esse tipo de fonte trabalha em alta frequência, corrigindo qualquer variação de tensão em um tempo muito menor do que qualquer estabilizador existente no mercado.

Dessa forma, permitindo o uso do computador desktop sem dano algum.

O que o estabilizador realmente faz

O estabilizador tem por uma única função, queimar no lugar dos aparelhos que estão ligados a ele. Isto é, a sua estrutura interna conta com um fusível de proteção para situações de rede elétrica instável.

Dessa forma, a instabilidade na tensão, possíveis sobrecargas, não chegam aos eletrônicos, parando no estabilizador, e ele cumprindo a sua função por sua vez.

Você não precisa mais de estabilizador

Sim, você não leu errado! Assim como tudo evoluiu, as fontes de alimentação universais atuam automaticamente em redes de 127V e 220V, sendo assim, o estabilizador totalmente desnecessário.

Os melhores estabilizadores oferecem tempos de resposta em torno de 8,3 milissegundos, o que ainda é considerado muito alto. Esse tempo de resposta, quando muito alto, pode ser responsável por falhas de funcionamento em aparelhos sensíveis.

Por fim, a real funcionalidade do estabilizador deixa de ser útil no nosso contextos de eletrônicos atuais.

Existem filtros de linha de boa qualidade que fazem a filtragem de ruídos na rede elétrica, não são equipamentos baratos, normalmente utilizados em sistemas de som para evitar chiado nas saídas de audio.

Calma, os filtros de linha também não são tão úteis assim

Ainda que exista no mercado para venda os estabilizadores, os filtros de linha, também são vendidos como corretores de problemas de rede elétrica, mas o que acontece é a passagem o mesmo ruído recebido pela tomada e enviando aos aparelhos nele conectado.


O Suporte de TI GTEK te conta reais alternativas

Com toda a certeza, existem alternativas que funcionam e entregam a segurança esperada. Nosso time de suporte de TI, explica que o no-break é o componente elétrico que oferece 4 tipos de proteções diferentes:

  • Surtos de tensão;
  • Queda de tensão;
  • Queda na energia (falta de luz);
  • Oscilação da frequência.

Existem dois tipos de no-breaks. Sendo o offline, mais comum e barato, indicado para residências, onde armazenam energia e atendem a necessidade do usuário.

Bem como, para grandes empresas, a orientação é que nos servidores existam no-breaks online, ou seja, prevenindo por completo em termos de prevenção de problemas elétricos. Esse tipo de aparelho está em constante troca de energia, pois alimenta os computadores (por exemplo) com a carga da bateria, ao mesmo tempo em que se recarrega pela energia oriunda das tomadas.

Suporte de TI otimiza sua empresa!

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 

Conte com a GTEK para a melhor manutenção preventiva pensada especialmente para o seu negócio.

Fale conosco agora e conheça mais sobre nosso suporte de TI.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados