suporte de ti

4 motivos para você investir em um antivírus pago na sua empresa

Antes de mais nada, vivemos em um momento onde a segurança é prioridade dentro de empresas. Afinal, quando falamos de dados da empresa, devem ser totalmente assegurados e preservados. Contudo, os avanços de ataques criminosos, a proteção da estação de trabalho e servidores nas empresas é um fator de grande importância para a área de TI.

Sobre a segurança de dados

Ao passo que uma empresa cresce, ganha cada vez mais dados que devem ser assegurados. Pensando em todos os dados e informações que transitam no negócio. Você já parou para pensar no impacto que seria na perda desses dados para o seu negócio? Uma vez que são informações sigilosas e valiosas. Muitas vezes se tratam de segredos industriais ou propriedade intelectual, que podem ser alvo, inclusive de concorrentes mal intencionados.

Um ponto importante de ser mencionado é que para uso empresarial, basicamente, todos os antivírus são pagos. Muitas vezes, por engano, alguns instalam versões gratuitas, porém, estas são apenas gratuitas para uso doméstico. Ou seja, estão em inconformidade de licenciamento.

É importante lembrar, que o computador hoje é a principal ferramenta de trabalho de diversas pessoas, e pode se tornar vulnerável a ataques e roubos de informações. Usuários abrem sites na internet e recebem e-mails, com documentos e links que muitas vezes podem não ser exatamente o que o usuário achou que era.

Quem nunca soube de algum caso de alguém que inseriu um pendrive com um “presentinho”? Ou então alguém que fez o download de programa baixados ilegalmente e junto recebeu algo a mais?

Um outro ponto muito importante no ambiente empresarial, é o gerenciamento das soluções de segurança. São dezenas, muitas vezes centenas de dispositivos (computadores, tablets, celulares) para gerenciar.
Já imaginou como o seu suporte de TI irá saber se um usuário desinstalou o antivírus? ou então se por algum motivo ele não atualizou? Este tipo de recurso (Console de gerenciamento), somente existe nas edições pagas.

A função do antivírus

Primeiramente, o antivírus serve para proteger o seu computador. Ele identifica e impede que programas maliciosos. (E existem muitos e muitos tipos diferentes).

O antivírus serve para proteger a sua estação de trabalho, ele detecta, impossibilita e age na remoção de programas maliciosos e alerta sobre ameaças, podendo detectar vulnerabilidade e fazer a correção das mesmas.

Sistemas mais avançados ainda, contem soluções de segurança integradas, bloqueando o trafego de rede da estação e também impedindo a saída de dados para a internet, evitando assim, a perda de dados confidenciais por exemplo.

O que um vírus pode causar no computador

Como já mencionamos, existem muitos tipos de vírus e eles são desenvolvidos para as mais diversas finalidades. Desde vírus que tem a função de simplesmente causar estragos a sequestro dos dados. Alguns poderão causar lentidão no sistema operacional da máquina e da internet. Outros podem simplesmente estar “quietos”, aguardando alguma instrução do atacante (hacker que desenvolveu o vírus), outros tipos podem sequestrar os seus dados e somente liberar após o pagamento de resgate por exemplo.

Seja qual for o caso, a dor de cabeça é certa. O prejuízo para uma empresa tanto financeiramente quanto no tempo parado, é o legítimo “barato que sai caro”. Na hora de recuperar os dados, caso a empresa não possua backup em nuvem ou em outro formato, muitas vezes, ocorre a perda definitiva dos dados.

Leia mais: Backup, solução para armazenar os dados da sua empresa.

4 motivos para investir em um antivírus pago

  • Alcance de proteção: Antivírus pagos possuem o alcance de proteção muito maior do que em versões gratuitas, com recursos avançados, são desenvolvidos para entregarem um nível superior de eficácia e meios de proteção.
  • Gestão centralizada: Controle tudo o que está acontecendo no ambiente a partir de um único ponto. Já imaginou se um usuário desinstala a solução de segurança para conseguir instalar aquele programa que ele baixou e você nem fica sabendo?
  • Atualizações: com ataques cada vez mais evoluídos, as empresas de antivírus estão em constantes aperfeiçoamentos no produto para atestar a proteção contra esses ataques e são feitas constantes atualizações das versões. As atualizações do antivírus pago, chega antes para quem possui sua proteção paga.
  • Suporte: o suporte para antivírus pagos é mais rápido e eficaz.
antivirus

A GTEK é a consultoria de TI certa para o seu negócio

Com dúvidas sobre ter um antivírus pago para sua empresa? Converse conosco que vamos te ajudar a realizar a implantação.

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa.

Conte com a GTEK para a melhor manutenção preventiva pensada especialmente para o seu negócio.

Fale conosco agora e conheça mais sobre nosso suporte de TI.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados