backup

Backup, solução para armazenar os dados da sua empresa

Backup, solução para armazenar os dados da sua empresa, conte com a GTEK!

Primeiramente, perder arquivos digitais é algo muito recorrente em diversas empresas e dados pessoais também, se tornando um problema recorrente por pequenos detalhes técnicos que você precisa saber.

Sendo assim, a única forma de proteger os dados do seu negócio é realizando o Backup seguro. Logo, existem diversas formas de backup que você pode usar, e hoje, no Blog da GTEK vamos te contar as possibilidades que você tem!

O que é Backup?

Backup é um procedimento que copia os arquivos para alguma plataforma de armazenamento. Sejam eles, físicos ou Cloud. A sua importância se dá ao alto número de informações que uma empresa possui, e a necessidade de manter o original preservado, sem que corra algum risco de perder, causando danos a empresa.

Contudo, se ele não for feito corretamente, pode gerar mais custos e trabalho. Com isso, você precisa definir a melhor solução para te ajudar na sua empresa. 

Armazenamento doméstico

Esse é o tipo de armazenamento mais simples, consiste basicamente em armazenamento dos dados em um HD externo, ou outros tipos de mídia. Esse tipo de backup é recomendado para empresas de pequeno porte, ou até mesmo profissionais que realizam suas atividades modo home office.

Ele é gravado em drives, a possibilidade de danos ou extravios é muito maior, contudo é a forma mais rápida e simples de realizar cópia de segurança dos dados.

O backup em armazenamento doméstico, pode ser interessante para manter arquivos extras dos dados mais importantes da sua empresa. Eles são fáceis de resgatar e conferem uma segurança extra em caso de problemas com outro tipo de backup que você escolher.

Nuvem

Diferentemente do armazenamento doméstico, o backup em nuvem não precisa de drives físicos, e sim apenas servidores online que farão todo o procedimento. 

O custo que você terá para esse tipo de backup, costuma ser mais em conta do que manter um servidor próprio realizando manutenção e ajustes na sua capacidade de armazenar.

O Google Docs, o iCloud da Apple e o Dropbox, porém talvez não sejam os meios mais indicados, são alguns exemplos de sistemas de armazenamento em nuvem famosos.

Além dos servidores, o desempenho deste backup, vai depender da velocidade de conexão da sua internet. Se for alta, os dados vão ser carregados mais rapidamente. Neste tipo de backup, os novos arquivos podem ser salvos em tempo real.

Como é um sistema 100% virtual, o armazenamento em nuvem está suscetível à invasão de hackers. Por isso, é importante você contar com empresas de que validem a segurança para o seu negócio. 

A solução de Backup fornecida criptografa os seus dados durante transmissão e também no armazenamento, tornando assim, praticamente impossível de alguém conseguir acesso aos seus dados.

Backup Completo

No backup completo, é criada uma cópia de tudo que há no seu sistema, ou seja, todos os arquivos da sua empresa são atualizados, e não apenas os novos ou modificados. 

Por conta disso, há uma demanda de muito mais espaço de armazenamento e tempo para ser feito. 

Contudo, a maior vantagem, é que você terá uma cópia de absolutamente todos os dados da sua empresa. Assim, possibilitando a recuperação total quando necessário.

A grande vantagem é que haverá sempre uma cópia íntegra de todos os dados, possibilitando a recuperação dos arquivos de forma total, com menos trabalho e de maneira mais ágil.

Incremental

Este tipo de backup é recomendado para empresas grandes, com volume de dados alto. É muito eficaz, ágil e conhecido por melhorar o desempenho do sistema.

Normalmente, o incremental é feito após um backup completo, isso porque ele faz cópias apenas dos arquivos que foram modificados desde o último backup. Logo, o tempo de armazenamento é inferior se comparado ao completo, além de demandar um espaço bem menor na memória.

O problema está na hora da recuperação dos dados. Enquanto no backup completo esse procedimento é mais rápido, no incremental é mais complexo e lento. Isso acontece porque, antes de encontrar onde houve a alteração, é preciso verificar o último backup completo. Depois disso, é conferido cada backup incremental, e só depois recuperam-se os dados.

Diferencial

O backup diferencial é ideal para pequenas e médias empresas, já que o custo depende do tamanho das informações. Se o volume for muito grande, a tendência é que o valor vá ficando mais caro.

Para este tipo de backup, os dados da empresa são transferidos para uma cópia de segurança via internet. Chama-se diferencial porque somente os arquivos diferentes, ou seja, os que não estavam no sistema na última atualização, são enviados para armazenamento.

É muito parecido com o incremental, copiando somente as modificações de arquivo. A diferença, no entanto, é que ele toma sempre o último backup completo como referência de modificações. Por exemplo, se você fez um backup completo no primeiro dia e um diferencial no segundo, no terceiro dia o backup vai ser feito com base no que foi realizado no primeiro dia.

Dessa forma, o diferencial armazena mais dados do que o incremental, exigindo mais espaço e tempo para realização. Mas a recuperação de dados costuma ser mais rápida, já que ele utiliza como referência somente o último backup completo, e não os feitos após ele.

Conheça a GTEK

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar nosso trabalho com excelência. Somos focados em soluções tecnológicas para você, e muito além disso, queremos ser o seu braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 

Através de uma equipe multidisciplinar, possuímos o know-how para um atendimento ágil e de qualidade. Queremos junto com você, aumentar a produtividade do seu negócio através das nossas soluções.

Conte com a GTEK para crescer com tecnologia!

Deseja conhecer sem compromisso nossas soluções de backup local e em nuvem? Fale com o nosso time de especialistas:

Contato: 54 3286.6556

E-mail: [email protected]

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados