wifi-gtek

Conheça a diferença entre o Wifi 2,4Ghz e 5Ghz

Quem aí adora uma wifi? Usar a rede em lugares públicos e até mesmo dentro da nossa casa é fundamental para seguir executando algumas funções diárias, contudo, entender a diferença de wifi que podemos encontrar é importante para aproveitar do melhor sinal! E hoje, a gente tá aqui pra te contar as diferenças de um wifi 2,4GhZ e 5Ghz.


O que é Wifi

Antes de mais nada, wifi é basicamente o sinal de internet transmitido sem fio algum, ou seja, através de um roteador alocado no espaço, é possível conectar ao wifi facilmente, sendo muitas vezes com login ou não.


A diferença do wifi 2.4 para o 5Ghz

Normalmente o sinal de wifi mais tradicional encontrado hoje, é o de 2.4Ghz, sendo assim, ele tem maior alcance e consegue ultrapassar obstáculos como paredes, por exemplo. Entretanto, a sua velocidade é menor.

Tradicionalmente, é usado em casas, porém, gradativamente está mudando, com todos os dispositivos que atualmente estão vindo com tecnologia 5Ghz.

Enquanto o 5Ghz, por mais que tenha alcance menor, e não conseguir ultrapassar paredes, a velocidade e entrega de sinal é muito mais eficiente!

Entretanto, o que acontece é que muitas vezes na própria instalação da internet no local, o técnico não tenha conhecimento do roteador que está colocando, e não configura a rede 5Ghz.

Ainda assim, muitos roteadores, os mais simples do mercado, não possuem essa configuração para rede 5Ghz, dessa forma, entregando o sinal tradicional de 2.4Ghz e muitas vezes não aproveitando a internet contratada pelo cliente.

Por fim, é recomendado que um técnico capacitado, analise a utilização da rede e para o que será usada, na hora de decidir o roteador.

Sendo assim, se você tem um plano menor do que 50 Mega de internet, mantenha o seu equipamento. Entretanto, se você tiver um plano maior, ou vai adquirir um roteador novo, adquira um com a tecnologia 5Ghz.

O que interfere no sinal?

Por que ter uma rede 5Ghz?

Para ter mais velocidade, e aproveitar o melhor da conexão contratada! Contudo, somente deve ser usado muito próximo do roteador, até  10 metros.

Como melhorar o sinal de wifi?

  1. Analisar o problema, se é de alcance, sinal fraco, interferência ;
  2. Equipamento velho, defasado ou com problema;
  3. Melhoria de Plano, por necessidade maior, mais TV, mais celular, mais computador na casa, gerando maior uso de internet;
  4. Não atinge a velocidade contratado no provedor de internet escolhido;

Wifi para empresas 

Enquanto em residências o número de pessoas e dispositivos é menor, quando falamos de empresa há maior quantidade de pessoas usando o sinal de internet. Portanto, antes de mais nada, uma analise completa do ambiente para entregar a melhor conexão a todos. E por fim, aparelho de wifi com maior potência e que permite maior acessos simultâneos.

A GTEK te ajuda a analisar seu ambiente e construir a melhor rede de Wifi

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 

Conte com a GTEK para a melhor manutenção preventiva pensada especialmente para o seu negócio.

Agora que você entendeu a diferença entre o Wifi 2,4Ghz e 5Ghz, converse agora mesmo com o nosso time e melhore a sua rede de wifi!

Fale conosco agora e conheça mais sobre nosso suporte de TI.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados