Tecnologia e Saúde, áreas que podem caminhar juntas

Você já parou para pensar como a tecnologia e saúde podem andar lado a lado? Isso porque o objetivo em comum é melhorar e prolongar a vida dos pacientes. A medicina diagnóstica com o avanço da tecnologia, contribuiu para exames, procedimentos, e resultados se tornarem mais ágeis e precisos.

A saúde e inovação disruptiva

Antes de mais nada, é preciso entender que uso da tecnologia é considerado uma quebra de padrões na área da saúde. Ou seja, uma medicina com a tecnologia aliada por tornar mais precisa do que intuitiva.

A tecnologia e a saúde

Descubra abaixo pequenas inovações tecnológicas que fizeram grandes diferenças no cotidiano dos profissionais de saúde.

Prontuário eletrônico

Através de um sistema totalmente online, é possível centralizar todas as informações do paciente em um único lugar. Ou seja, deixando de lado anotações perdidas, e deixando mais prático o processo de atendimento em hospitais, clínicas e consultórios.

Além disso, e mais importante, as informações são todas armazenadas com segurança e centralização de dados.

Exames menos invasivos

Cabe reconhecer a importância da inovação tecnológica na saúde quando percebemos que tais procedimentos que precisamos passar com certa rotina para acompanhar nossa saúde, se tornam mais fáceis de realizar. Ou seja, procedimentos invasivos ao corpo, foram mudados para ressonâncias magnéticas, Tomografia por emissão de Pósitrons e entre outros.

Ou seja, além de contribuir para o profissional da saúde, pacientes também perceberam como a tecnologia pode contribuir em todos os aspectos e pessoas envolvidas

A precisão de diagnósticos com a inovação tecnológica, é um grande aliado para prevenção e retardo de tratamentos de doenças, quando descobertas em fases iniciais.

Telemedicina

A fusão entre medicina e tecnologia é cada vez mais próximo. Ser atendido a distância por um médico, pode parecer de longe uma ideia estranha, mas que está cada vez mais próximo e possível. Entretanto, já estamos assistindo alguns passos da telemedicina, atendimentos remotos, triagens básicas realizadas por telefone e posterior atendimento médico. Foi assim que em muitos casos durante a Pandemia, pacientes encontraram para solicitar atendimento.

Inovação Tecnológica em nossas vidas

Uma das finalidades da tecnologia é gerar experiências para os seus usuários, independente de qual for a a área de atuação. Considerar a tecnologia uma aliada a medicina é um grande passo para revoluções da saúde que podemos passar.

Compartilhe este post

Posts relacionados