internet

Saiba diferenciar equipamentos: modem, roteador, hub e switch

Antes de mais nada, com certeza você já se deparou na hora de diferenciar equipamentos: modem, roteador, hub e switch. E hoje no blog GTEK nós vamos compartilhar com você as diferenças de cada um, e te contar a funcionalidade deles.

Por isso, se você está precisando modificar ou mesmo ampliar a estrutura da internet da sua empresa, esse conteúdo será fundamental para você. E se você precisar de um time para te ajudar conte com a gente! A GTEK quer ser o seu braço direito quando o assunto é TI na sua empresa.

Como Diferenciar equipamentos

Modem

Esse talvez seja o dispositivo mais popular entre os que vamos compartilhar neste artigo.

Basicamente, o equipamento é responsável pela emissão do sinal de internet dentro do ambiente. Antigamente, ele realizava essa tarefa convertendo ondas analógicas em digitais e vice-versa. Hoje em dia, os modems não precisam mais lidar com sinal analógico porque os atuais meios de conexão já estão praticamente todos digitalizados.

Roteador

O aparelho interliga redes diferentes. Computadores equipados com mais de uma placa de rede também podem funcionar como roteadores. Para isso, precisam utilizar um sistema operacional configurado para fazê-los exercer essa função.

Hub

O hub liga computadores dentro de uma mesma rede. Tanto que, ao carregar dados de uma máquina para a outra, o hub permite que outros PCs pertencentes à mesma interconexão tenham acesso às informações que estão sendo compartilhadas. Além de causar um tráfego enorme, a utilização do dispositivo pode desencadear problemas de segurança. Por isso, ele caiu em desuso e hoje tem sido substituído pelo nosso próximo tema, o switch, ítem que vamos ver em seguida.

Switch

Desenvolvido para solucionar os problemas trazidos pelo hub, o switch é um equipamento que apresenta a mesma função de seu antecessor, porém com uma diferença. Ele compartilha informação apenas com o destinatário final, o que evita exposição de dados a outros computadores e diminui o tráfego. Contudo, redes com switch ainda podem sofrer roubo de informação. Por isso, é sempre necessário contar com sistemas adicionais de proteção.

Em suma, agora que você já sabe as diferenciar equipamentos, e precisa ampliar a sua estrutura de conexão, fale com a GTEK para te ajudar, nós temos a solução para você!

O Time GTEK


O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar nosso trabalho com excelência. Somos focados em soluções tecnológicas para você, e muito além disso, queremos ser o seu braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 

Através de uma equipe multidisciplinar, possuímos o know-how para um atendimento ágil e de qualidade. Queremos junto com você, aumentar a produtividade do seu negócio através das nossas soluções.

Conte com a GTEK para crescer com tecnologia!

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados