suporte-de-ti
Author picture

O que é malware, quais os seus danos e como prevenir?

Para quem não é familiarizado, o software é o que conhecemos como programas, aplicativos ou instruções de códigos. Já o malware é qualquer software “maldoso” ou “malicioso” que afeta um aparelho eletrônico como celular ou computador propositalmente e que pode causar danos ao usuário ou aparelho. É uma espécie de programa que danifica o computador do usuário sem que ele perceba e acaba deixando o dispositivo mais lento, abrindo vários anúncios ao mesmo tempo e até mesmo causando prejuízo.

Existem vários tipos de malwares, e o vírus é um deles. Isso significa que todo vírus é um malware, mas nem todo malware é um vírus. Chamamos de vírus qualquer tipo de malware que se replica e infecta vários arquivos e programas, isso significa que quando os arquivos que estão infectados são executados, esse código malicioso é ativado e se espalha.

Ele funciona anexado a um arquivo ou um programa, e só ativa quando esse arquivo ou programa é executado. Isso significa que pode ser que o vírus fique inativo por um tempo caso o usuário não execute o programa, e esse programa ou arquivo pode ser um simples anexo de e-mail, um download da internet, um link e ou um pen drive.


Conheça alguns tipos de malware existentes:

1 – Adware


É um programa de computador que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário. As funções do adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá.

2 – Bots e Botnets


Uma botnet é um número de dispositivos conectados à Internet, cada um executando um ou mais bots. As redes de bots podem ser usadas para executar ataques DDoS, roubar dados, enviar spam e permitir que o invasor acesse o dispositivo e sua conexão.

3 – Cavalo de Troia (Trojan) 


É qualquer malware que engana os usuários sobre sua verdadeira intenção. O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de madeira enganoso que levou à queda da cidade de Tróia.

4 – Ransomware


É um tipo de malware de sequestro de dados, feito por meio de criptografia, que usa como refém arquivos pessoais da própria vítima e cobra resgate para restabelecer o acesso a estes arquivos. O resgate é cobrado em criptomoedas, o que  torna quase impossível rastrear o criminoso.

5 – Worms


O worm é parecido com o vírus, porém é mais perigoso porque ele não precisa ser ativado. Enquanto o vírus precisa que o usuário execute o programa onde ele está escondido para infectar o sistema, o worm não. Ele é um programa independente e consegue se reproduzir no sistema.

6- Spyware


O nome Spyware vem de Spy, que é espião em inglês, e software. Ou seja, ele é um malware espião que consegue se infiltrar no sistema do dispositivo e roubar dados e informações pessoais dos usuários (que na maioria das vezes nem sabe que isso está acontecendo).

Essas informações são passadas para o criminoso através da internet de forma remota. Existem dois tipos básicos de spyware. O primeiro é o Keylogger, que consegue enviar informações que são digitadas no teclado do computador como logins e senhas, por exemplo.

Mas como impedir a invasão de um malware ou como salvar seu dispositivo?

Hoje em dia é possível detectar a maioria dos malwares ao utilizar um programa específico para isso, conhecido como “antivírus”. Esses que conseguem detectar outros tipos de malwares além dos vírus.

Até mesmo os antivírus que são gratuitos contam com uma boa detecção de malwares mais comuns e o ideal é que o usuário mantenha sempre um monitoramento em tempo real no seu aparelho para impedir a instalação e entrada de qualquer código malicioso.

Ao identificar um malware, o próprio programa antivírus classifica o tipo e já aplica as medidas para evitar que ele invada o sistema, removendo-o com segurança. Caso o usuário queira garantir ainda mais segurança, ainda é possível reverter o computador a um ponto de restauração antes da infecção ou até mesmo restaurar o computador. 

No mais, é sempre bom se prevenir, por isso, a Gtek Soluções Tecnológicas é a ferramenta ideal para combater os inimigos citados acima. Protegemos as informações do seu negócio contra esses ataques e prevenimos a perda de dados e FireWall, filtrando conteúdos na sua rede, além de oferecer qualquer solução quando o assunto é TI.

Compartilhe este post

Posts relacionados