golpes-virtuais

Golpes virtuais contra empresas tem crescente no Brasil, saiba como proteger o negócio!

Os ataques a pequenas e médias empresas por instalação de um programa que rouba senhas de funcionários cresceu 143% no Brasil no primeiro semestre de 2022, em comparação ao ano passado. O país é o segundo da América Latina com mais tentativas de golpes virtuais.

Na maioria das vezes, o objetivo é buscar informação financeira, como conta de banco da empresa, e fazer transações pra limpar a conta. Por mais que a empresa seja pequena, ela movimenta mais dinheiro do que a maioria das pessoas físicas. E o golpista, a grosso modo, é um empresário buscando lucro numa transação.

Ataques Virtuais


Começa muito parecido com o golpe virtual que aplicam nas pessoas em suas casas. O funcionário da empresa recebe um e-mail ou uma mensagem no celular. Por exemplo, o RH recebe um currículo anexado em um e-mail. Ao clicar em uma dessas mensagens, o computador dele é infectado com um programa. Se esse funcionário do RH conversar com alguém do Financeiro, esta máquina também é infectada. E assim o golpista tem acesso às informações que quer.


Outra estratégia de ataque que ganhou importância recentemente contra pequenas e médias empresas são os ataques a sites. Neles, os criminosos atacam sites com um programa que vai contaminar os dispositivos de quem acessá-los, explorando vulnerabilidades em programas populares, como Windows, Pacote Office e outros.


Não é fácil infectar o site de uma grande rede varejista. Mas, na pandemia, até padarias criaram sites na pressa, sem nenhuma avaliação de segurança, como uma solução para os empreendedores continuarem trabalhando. E esses pequenos negócios são a maioria do comércio eletrônico.


Outro esquema popular é o ataque de força bruta ao sistema de acesso remoto de uma empresa, usados pelos funcionários na pandemia para trabalharem de casa. Por meio de tentativa e erro, o golpista tenta achar um usuário e uma senha que seja aceito pra acessar a rede da empresa. E isso é facilitado, pois as senhas usualmente são muito fracas, como sequências numéricas por exemplo.


Com o acesso obtido, o golpista pode roubar informações da empresa, como no caso dos outros dois tipos de ataques, ou instalar um malware que bloqueie sistemas do pequeno negócio. O intuito neste último modelo é pedir o pagamento de um resgate para a liberação do sistema novamente.
Como defender a empresa?


Existem soluções de segurança que foram desenhadas pra empresas portes pequenos e maioria delas consegue identificar a ameaça ao computador antes que ela se confirme, avisando, por exemplo, que um site é falso ou bloqueando um programa infectado antes da instalação. Mas há também mudanças simples, como a utilização de senhas mais fortes, são fundamentais.


Mantenha as atualizações em dia e evite golpes virtuais

Todos os programas, como Adobe, Microsoft Office e sistemas operacionais, como Windows, iOS e Android, devem estar atualizados em todos os dispositivos para evitar acessos não autorizados. Essas práticas impedem que os ataques pela internet tenham sucesso.

Tenha backup

O armazenamento adequado dos dados deve ser uma prioridade para as pequenas empresas, pois uma violação ou um sequestro podem inviabilizar o negócio — seja por uma alta multa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), seja pelo dano à marca.

Treine os funcionários

Na cadeia de cibersegurança, o funcionário é o elo mais fraco, e os criminosos exploram essas falhas, como a possibilidade dos mesmos clicarem em links falsos. Para aumentar a segurança no fator humano, é necessário oferecer treinamentos que expliquem os conceitos básicos de segurança.

A GTEK pode te ajudar a proteger seu negócio desses ataques!


Fale conosco que vamos te ajudar a encontrar as melhores soluções para sua empresa.
O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 
Conte com a GTEK para a melhor manutenção preventiva pensada especialmente para o seu negócio.
Fale conosco agora e conheça mais sobre nosso suporte de TI.

Compartilhe este post

Posts relacionados