fbpx
suporte-de-ti

Conheça a diferença entre HD e SSD e como impacta no seu trabalho

E por isso a importância de um suporte de TI devidamente qualificado para cuidar das máquinas da sua empresa através da manutenção preventiva. Pensando nisso, hoje nós vamos contar para você, a diferença entre HD e SSD, e como isso pode otimizar o processo de trabalho.

Certamente você já precisou pedir ajuda aqui pra gente, pra dar uma limpada no seu computador, não é mesmo? Muitas vezes por lentidão ao ligar, demora ao abrir algum programa e até mesmo por não ligar mais, e você não sabe o real motivo.

O que são HD e SSD?

Primeiramente, o HD e SSD são basicamente tipos de unidades de armazenamento de dados. Entretanto, eles possuem diferenças cruciais entre eles e como isso impacta no seu computador.

O HD

O HD (HARD DISC), ou também conhecido como disco rígido, utilizam praticamente a mesma tecnologia desde 1956. Quando o IBM 350, o primeiro computador que introduziu na tecnologia armazenamento em discos. O HD conta com discos móveis, utilizados para armazenar os dados, e um braço mecânico, que faz a leitura e escrita.

HD 500GB Seagate 5900 RPM SATA 2 8MB ST3500412CS - Intersupri

HD – Hard Disc

O HD por dentro

O HD possui discos, que podem ser produzidos de alumínio, cerâmica ou vidro, revestidos de um material magnético que fica a nanômetros de distância da cabeça magnética fixada no braço mecânico, que conta com um conjunto de ímãs. Com isso, essa cabeça detecta a magnetização nos setores do disco, ou muda os padrões conforme os mesmos giram, a uma velocidade que normalmente varia entre 5.400 e 7.200 RPMs (Rotações Por Minuto). É assim que um HD realiza o processo de escrita e leitura de dados do seu computador.

Vantagens do HD

  • Preço: Sim!! O preço de um HD é muito mais em conta quando comparado a um SSD de mesma capacidade, e isso a gente precisa te contar!
  • A Capacidade de armazenamento: este é um fator ligado diretamente ao preço. Afinal, por ser mais acessível, é comum encontrarmos HDs com maiores capacidades no mercado em relação a SSD, e para uso corporativo, existem unidades com muito espaço, por valores mais em conta.

Desvantagens do HD

  • Frágil: Todavia, o HD, por possuir com partes móveis, estão propensos a danos maiores, como simples manuseio e até transporte. Uma simples queda pode corromper um disco rígido, e levar à perda de todos os seus arquivos.
  • Velocidade: Por fim, os HDs são bem mais lentos para escrever ou ler dados! Em média, HDs padrão atingem velocidades de até 50 MB/s para escrita, e até 120 MB/s para leitura.

O SSD

O SSDunidades de estado sólido, têm esse nome por não contarem com partes móveis, ele foi criado em 1970, e os primeiros modelos para usuários finais chego ao mercado por volta de 2000. Assim, a principal diferença entre o HD e SSD é a velocidade, o SSD é mais rápido!

SSD interno ou externo? Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo | Armazenamentos | TechTudo

SSD

Um SSD armazena dados em células de memória Flash. As mesmas presentes em smartphones e tablets utilizados atualmente. Cada célula é formada por um controlador, responsável por fazer a comunicação com o computador.

Vantagens do SSD

  • Velocidade do SSD: as velocidades médias de escrita e gravação de um SSD são bem mais altas que as de um HD. Sendo assim, ótimas alternativas como unidades onde sistema operacional e programas são instalados.
  • Resistência do SSD: por não ter partes móveis, um SSD é menos propenso a danos de manuseio que um HD.

Desvantagens do SSD

  • Preço do SSD: O preço por gigabyte de um SSD é bem maior do que de um HD. Enquanto pelo mesmo valor de um HD de 1 TB, é possível comprar um SSD de no máximo 250 GB.
  • Vida útil do SSD: Com o tempo, o floating gate vai perdendo sua capacidade de reter cargas. Se o SSD não for exposto a muitas gravações e leituras, pode ter uma vida útil de até 50 anos! Entretanto, se for algo usado constantemente, como por exemplo circuito de câmeras de segurança, sua vida útil chega a 3 ou 4 anos.

Manutenção Preventiva é com a GTEK

Aqui na GTEK, a manutenção preventiva é fundamental para manter o ambiente o mais produtivo possível. Uma rotina de manutenção torna ágil e seguro qualquer prática realizada dentro da empresa, quando dependente de computador ou sistemas. Por isso a importância da rotina preventiva acontecer pelo menos a cada 6 ou 12 meses.

Dessa forma, através da manutenção preventiva através de um suporte de TI, é possível encontrar possíveis otimizações dos computadores, identificar a necessidade de troca troca de HD por SSD quando necessário e assim, em muitos casos, evitar até a troca do computador inteiro de forma desnecessária.

Suporte de TI otimiza sua empresa!

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 

Conte com a GTEK para a melhor manutenção preventiva pensada especialmente para o seu negócio.

Fale conosco agora e conheça mais sobre nosso suporte de TI.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Posts relacionados

Segurança da Informação

5 ciberameaças dentro do seu negócio

Essa semana, no dia 09 de fevereiro, foi comemorado o dia internacional da internet segura, conhecida como projeto Safer Internet Day. Aqui no Brasil, é o