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A importância do Suporte de TI na implantação da LGPD

Atualmente, o novo momento das empresas, é a adequação e aprofundamento de conhecimento sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Dessa forma, todas as empresas que tem acesso aos dados sensíveis de seus consumidores, precisam ficar atentas com a nova Lei que está em vigor.

O que é a LGPD?

LGPD, foi sancionada em 2018, entrou em vigor em a 18 de setembro de 2020 e visa um novo regime de proteção de dados pessoais e dados sensíveis do consumidor.

Um dos principais objetivos é garantir mais controle através da política do consentimento e de uma série de medidas para regulamentar todos os processos que tratam algum tipo de dado privado. Como também oferecer um nível de proteção adequado aos titulares e desenvolver a cultura de privacidade no país. 

Segundo Assespro-rs, os dados pessoais são: dados obtidos por meio digital ou papel, como nome, identidade, endereço, IP, geolocalização, cookies, e etc.

Os dados sensíveis estão relacionados à origem racial ou étnica, convicções religiosas, opiniões políticas, dados pessoais de menores de idade, dados de saúde ou vida sexual, dados genéticos, dados biométricos.

Todas as empresas terão que se adaptar e seguir as regras da LGPD, em caso de descumprimento as multas previstas de 2% do faturamento bruto limitada por R$ 50 milhões (por infração).


A importância da TI nas conformidades da LGPD

A fim de colocar a empresa nas conformidades da LGPD, o setor de TI se torna peça chave junto com o jurídico, uma vez que, a Lei Geral de Proteção de Dados tem por prioridade, a segurança. Dessa forma, deve haver um importante investimento em segurança dos dados tratados dentro da empresa.

estão registradas as novas regras no setor de tecnologia da informação:

  • necessidade de garantia da segurança dos dados;
  • processo de transparência na coleta e uso de dados;
  • obrigação de manter a confiabilidade das informações;
  • definição das ferramentas a serem utilizadas;
  • modo de aquisição das mídias digitais;
  • capacitação de profissionais para o desenvolvimento de habilidades;
  • mudança na captura, armazenamento e análise de dados;
  • segmentação de consumidores no e-commerce.

Acima de tudo, dar transparência e mostrar qual a finalidade de uso dos dados do consumidor.
O uso de Softwares que protejam os dados, o backup seguro, e principalmente monitoramento de dados deverão ser reforçados em todas as empresas no Brasil.

Como a LGPD impacta o setor de TI?

Ainda assim, muitas empresas vão sentir os impactos da LGPD, uma vez que, apesar da implantação da lei, ainda não seguem regras básicas na segurança de dados e informações. Dessa forma, com a lei em vigor, não há escapatória. O Setor de TI ou Suporte de TI, deverá contribuir com a implementação das mudanças necessárias.
Prezando a segurança da informação, sendo elas como em softwares, coleta e armazenamento de dados.
Por fim, as empresas precisam garantir a presença do DPO juntamente com assessoria jurídica apoiando.
Além disso, outros pontos dentro da TI devem ser analisados como:

  • Backup
  • Firewall
  • Antivírus
  • Monitoramento

A GTEK pode te ajudar a entrar nas normas da LGPD

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