Primeiramente, você precisa saber, que o monitoramento da sua TI, é uma tarefa essencial na sua empresa. Além de permitir identificar sistemas ociosos, lentidões, equipamento desatualizados, entre outros problemas, que podem afetar o fluxo de funcionamento da rotina de trabalho do seu time.
Com isso, não importa qual seja a área de atuação da sua empresa, fique atento para realizar um monitoramento de TI, a fim de evitar possíveis problemas nos seus dados e para seus colaboradores.
As Vantagens do Monitoramento
São inúmeras vantagens que esse processo entrega ao negócio, contudo, nem todas as empresas possuem essa prática. E neste artigo, nós vamos compartilhar com você 4 dicas que podem ser os primeiros passos para você colocar em prática essa rotina.
Mas antes, você precisa saber que o monitoramento tem dois objetivos fundamentais:
- Avisar quando há algo errado: você deve monitorar o que é mais relevante para o fluxo da sua empresa não parar, através disso, o monitoramento age proativamente em prol da sua empresa.
- Diagnóstico: além de alertar quando há algo errado, o monitoramento age também como fonte de consulta para diagnósticos de origem dos problemas.
Métricas
A definição de métricas, é um ponto essencial para você perceber quais estratégias adotar no monitoramento da TI. As métricas devem atender tanto em questões técnicas quanto na performance do time e produtividade do sistema.
Lembre-se de detalhar ao máximo para que as análises sejam mais precisas.
Mapeamento de ativos e serviços
Antes de mais nada, realize uma lista de todos os ativos que são presentes na infraestrutura da sua TI. E principalmente, identifique os serviços essenciais entregues pela TI para a operação do seu negócio. Ou seja, de nada adianta monitorar se o servidor está ligado, se ele não está entregando a informação que o usuário precisa, pois está com um software ou serviço parado.
É preciso ir mais além do que simplesmente monitorar a disponibilidade de ativos e sim, mapear o que é essencial para a operação da empresa.
Logo, a lista deve ser ordenada por nível de complexidade, e ativos agrupados por serviços de negócio. Assim, isso irá facilitar para que a sua equipe tenha uma visão ampla e clara de cada setor e seu funcionamento.
Diagnóstico e Relatórios de Desempenho
Ok, você já coleta um monte da métricas e ai vem a pergunta: para que serve tudo isso?
Bem, de uma maneira simples, significa que você poderá buscar gráficos e histórico de consumo de recursos dos ativos (processador, memória e espaço em disco, por exemplo) no caso de servidores, ou consumo de banda no caso de monitoramento de links de internet, tempo de respostas, disponibilidade, etc.
Os relatórios de desempenho são fundamentais para você mensurar a eficácia do monitoramento realizado na sua TI. Todas as informações que você terá acesso, serão valiosas para tomada de decisões.
Colaboradores Preparados
O seu time precisa estar preparado para fazer parte do processo de monitoramento. Todos podem contribuir, com possíveis falhas operacionais. Com isso, seu time precisa receber treinamentos e prepará-los para que repassem feedback caso algo esteja errado.
Boas práticas internas são fundamentais para que os processos aconteçam com eficácia.
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