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Como prever possíveis falhas nos sistemas e-commerce antes da Black Friday?

É importante que lojistas se preparem o quanto antes para minimizar riscos de quedas ou erros de seus sistemas e-ccomerce, para evitar o que pode gerar perda de tempo e dinheiro e pior, clientes insatisfeitos e problemas com órgãos de Defesa do Consumidor.

Uma recente estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que a Black Friday deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano. O valor equivale a um aumento de 3,5% em relação ao ano passado, sendo que os setores mais demandados serão os eletrônicos, de informática, telefonia, eletrodomésticos e eletro portáteis, seguidos por moda, beleza e saúde.

Se por um lado a notícia é boa, por outro exige cautela. Porque quanto mais gente consumindo, maiores são as chances de imprecisões. Por exemplo: na Black Friday de 2021, um erro no sistema das Casas Bahia colocou a varejista em uma situação chata perante os consumidores e o Procon-SP. O site da empresa oferecia os smartphones modelos Samsung Galaxy Note 20 por R$ 679,00 e o Galaxy S20 FE a R$ 1 mil. Ambos os aparelhos, na época, só seriam encontrados na concorrência pelos preços de R$ 2 mil e R$ 4 mil. Obviamente, muitas pessoas, empolgadas com a super oferta, concluíram a compra. Porém, pouco tempo depois, elas receberam um aviso de cancelamento da transação. Pagamentos feitos por boleto deram direito a um vale-compras. Já os pix foram restituídos de imediato e compras no cartão tiveram estorno nos dias subsequentes. Não é preciso nem mencionar a frustração dos consumidores, que encheram a página do Reclame Aqui, Twitter e outras redes e ainda fizeram várias reclamações no Procon.

As variações de preço dos smartphones da Samsung Galaxy ocorreram devido a uma falha de processamento. Os clientes com o valor apontado pelo sistema momentaneamente de forma incorreta tiveram a compra cancelada e foram reembolsados.

Essa é apenas uma das histórias do sonho de vendas que virou pesadelo – para as empresas e para os clientes.

Impossibilidade no acesso a sistemas, dificuldade em disponibilizar pagamentos e envio de confirmações, página fora do ar. Fato é que nenhuma empresa do e-commerce está livre desse tipo de contratempo, nem na Black Friday, nem em dia algum. E, como para toda causa existe um efeito, em casos assim o resultado é sempre a perda de dinheiro e negócios, possibilidade de vazamento de dados dos usuários, restituição de valores, problemas com órgãos de Defesa do Consumidor, exposição negativa da marca e por aí vai. E se há algo positivo que pode ser tirado dessas situações, a lição é a seguinte: a importância de as empresas terem um “plano B” para impedir (ou pelo menos tentar atenuar) erros, sobrecargas ou indisponibilidades, afinal especialistas de TI garantem: não é nada anômalo que ocorram falhas em sites, sistemas ou aplicativos.

O desenvolvimento de soluções tecnológicas ágeis que simplificam o dia a dia das empresas, ajudam os obstáculos de panes ou falhas a serem reduzidos, e muitas vezes até mesmo zerados, graças à observação das soluções de Inteligência Artificial para Operações de TI (AIOps), as quais, com imensa capacidade de consumir e tratar em tempo real grande volume de dados de diferentes fontes, conseguem realizar predições, gerar alertas e prevenir transtornos.

O ponto-chave está no mapeamento minucioso de ameaças e falhas. A qualquer comportamento sensível que sai do normal, o sistema gera um alerta para a equipe, baseado em inteligência artificial, reduzindo drasticamente a chance de erros ou equívocos em qualquer operação. Então, por mais que haja um problema, as empresas que se preocupam com o fator antecipação, conseguem resolvê-lo a tempo do efeito de bola de neve, que começa com um estado inicial de uma pequena ação e vai aumentando baseado nessa ação, tornando-se maior (mais e mais grave), até tornar-se potencialmente perigoso ou desastroso.

Com o objetivo de tornar o trabalho humano mais prático e inteligente, as tecnologias AIOps, além de proporcionar visão holística de todo o ambiente de TI, incluindo rede, aplicações e armazenamento (físico e na nuvem), “é o instrumento mais habilitado a prever apagões e sobrecargas, correlacionando informações e ofertando um maior poder de ação aos técnicos e líderes envolvidos no processo, fazendo com que eles se ocupem com as novas estratégias e gestão, ao invés de manterem-se sobrecarregados com tarefas repetitivas e tratamento de dados importantes a olho.

O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Focados em soluções tecnológicas para o seu negócio, e muito além disso, ser o braço direito quando o assunto é TI na sua empresa. 
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