Existem inúmeros sites e aplicativos que realizam esses testes para você. No entanto, usuários mais leigos podem acabar ficando confusos com os resultados exibidos. Termos como Velocidade de Upload, Ping, Jitter e outros podem ser desconhecidos para o público em geral. Por isso, vamos lhe explicar como funciona!
Motivos para fazer o teste de velocidade de internet
O motivo mais comum que leva alguém a fazer o teste de velocidade de internet é desconfiar da operadora de banda larga. Vamos supor que você contratou um plano de 200 Mb/s). No entanto, ao tentar assistir um vídeo no YouTube, ele demora a carregar ou é exibido em uma resolução baixa, como 480p.
Neste caso é válido realizar um teste de velocidade para saber se a operadora realmente está entregando a velocidade contratada. Caso contrário, você estará sendo lesado no papel de consumidor. É seu dever acionar o suporte da operadora e até mesmo a Anatel caso a empresa não resolva o problema.
Outra situação comum envolve jogos online. Em games que exigem reflexos e respostas rápidas, como FPS (First Person Shooter), é de suma importância ter um Ping (latência) baixo. Se você estiver experimentando muitos travamentos no jogo, pode ser que o seu Ping esteja alto. A única maneira de ter a certeza disso é realizando um teste de velocidade de internet.
Como testar a velocidade da conexão
A boa notícia é que não é necessário ter nenhum conhecimento técnico para testar a velocidade da conexão. Diversos sites e aplicativos fazem esse teste para você. No entanto, o mais recomendado é que você faça o teste através do cabo de rede e não pelo Wi-Fi.
O sinal Wi-Fi tende a sofrer mais interferências e, portanto, ser mais lento. O sinal que vem do cabo de rede é mais estável e mais “limpo”, pois não está sujeito a interferências externas.
Abaixo listo algumas opções populares e eficientes para medir a velocidade da internet:
– Speedtest by Ookla
– FAST
– Open Signal
– Brasil Banda Larga
Entendendo o resultado do teste de velocidade
Ao finalizar o teste, que demora apenas alguns segundos, o site ou aplicativo retornará algumas informações. Dentre elas está o nome da sua operadora, o tipo de conexão usada, o sistema operacional, a sua localização física (cidade) e a localização do servidor que foi usado no teste
Confira abaixo uma explicação detalhada de cada uma delas:
– Velocidade de download
Esse resultado é o mais procurado na grande maioria dos casos. É essa informação que vai dizer se a operadora está entregando a velocidade contratada ou não. Esse resultado é medido em megabits por segundo (Mb/s). A velocidade de download diz quantos dados podem ser baixados pela sua conexão em 1 segundo. Quanto maior for este número, mais rápida será sua conexão à internet. A maioria dos serviços costuma informar apenas a velocidade de pico. Ou seja, a velocidade máxima que a sua conexão atingiu. Porém, a velocidade média pode ser um pouco menor. Mas isso é tolerável. As operadoras são obrigadas por lei a entregar uma média de 80% da velocidade contratada na maior parte do tempo.
– Velocidade de upload
A velocidade de upload, por sua vez, é o contrário do download. Aqui o serviço informa a quantidade de dados que a sua conexão consegue enviar para a internet por segundo. Então, sempre que você enviar informações para a internet, será usada a taxa de upload. Essas situações envolvem postar qualquer coisa nas redes sociais (como vídeos ou fotos), fazer streamings através de plataformas como a Twitch e YouTube ou, ainda, subir arquivos para a nuvem, como Google Drive ou Dropbox.
– Ping (Latência)
O Ping (Packet Internet Groper) é um dado importante especialmente para os gamers. Ao jogar games online, o ideal é termos o menor Ping possível. Mas, infelizmente, isso não depende apenas da operadora de banda larga. Depende da localização do servidor ao qual você está se conectando. O Ping indica, em milissegundos, o tempo que os pacotes de dados levam para viajar de um ponto a outro. Imagine que você esteja jogando Call of Duty online e aperte o gatilho para atirar. O tempo que leva para o comando de atirar sair do seu computador para o servidor de jogo e depois retornar em forma de disparo dentro do jogo é o Ping. Portanto, quanto menor esse número, melhor. Existem até alguns serviços que prometem melhorar a rota da sua conexão. Com isso o Ping diminui e você tem uma jogatina mais fluida e sem tantas desvantagens para outros jogadores.
– Jitter
Para finalizarmos, o Jitter é uma informação que não é muito explorada pelos usuários. Tanto é que alguns serviços que medem a velocidade de conexão deixaram de exibir o valor de Jitter. O que o Jitter informa, na verdade, é o atraso na entrega dos pacotes de dados. Esse atraso afeta principalmente a transmissão de arquivos de áudio e vídeo. Quanto maior for esse número, pior será a qualidade da transmissão.
Conte com a GTEK para crescer com tecnologia!
O time GTEK é feito de pessoas que se preocupam em entregar trabalho com excelência. Somos focados em soluções tecnológicas para você, e muito além disso, queremos ser o seu braço direito quando o assunto é TI na sua empresa.
Através de uma equipe multidisciplinar, possuímos o know-how para um atendimento ágil e de qualidade. Queremos junto com você, aumentar a produtividade do seu negócio através das nossas soluções.
Vem com a gente?